sábado, 18 de novembro de 2023

Comportamento de massas e a ascenção do neofascismo


PSICOLOGIA JUNGUIANA NA CONTEMPORANEIDADE: COMPORTAMENTO DE MASSAS E A ASCENSÃO DO NEOFASCISMO

Por Amir M. Saleh

Esta pesquisa aborda a ascensão do neofascismo e suas possíveis motivações arquetípicas.

Nos anos a partir de 2013 foi possível constatar um avanço expressivo do ideário de extrema-direita na sociedade brasileira, também conhecido e identificado como neofascista. 

Levando em consideração três pesquisas qualitativas que versam sobre a difusão dessas ideias, e em conjunto com a teoria proposta pela Psicologia Analítica, este trabalho procura investigar se podemos entender a recente ascensão do neofascismo no Brasil através do uso de imagens arquetípicas influenciadoras do comportamento de massa. 

A discussão dos conceitos de neofascismo, das ideias expostas pelos entrevistados nas pesquisas qualitativas e das características dos comportamentos psicológicos das multidões leva a crer que esse fenômeno pode ser entendido como uma movimentação unilateral e não compensada, de fundo apolíneo, característicos do presente espírito do tempo.

Palavras-chave: neofascismo, comportamento de massa, psicologia analítica, inconsciente
coletivo

Texto completo em PDF

 Licença de uso:

O texto "Psicologia junguiana na contemporaneidade: comportamento de massas e a ascensão do neofascismo" está licenciado sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – Não Comercial – Sem Derivações 4.0 Internacional. O trabalho está disponível em:

https://www.grupodaemon.org/2023/11/neofascismo.html

Este texto pode ser compartilhado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Porém, não pode ser alterado, e deve ser mantida a referência ao autor e ao link de origem.

Sugestão para citação:

SALEH, Amir Mostafa. Psicologia Junguiana na Contemporaneidade: Comportamento de massas e a ascensão do neofascismo. São Paulo: 2022. Disponível em: https://www.grupodaemon.org/2023/11/neofascismo.html. Acesso em: 18 out. 2023.


 


 
 

 

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Roda de Conversa: Sincronicidade, ecologia e o momento pandêmico

  O grupo Daemon convida para Roda de Conversa  Sincronicidade, ecologia e o momento pandêmico Com Juliana Santana  Seria a pandemia do COVI...